São discutidas as relações entre disciplinas escolares e propostas de integração nas políticas de currículo, com foco na proposta de itinerários formativos e de organização por competências da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, destacando alguns efeitos que produzem nas identificações docentes, bem como as tentativas de controle dos projetos de vida dos estudantes. O artigo conclui que a proposta de integração curricular apresentada pela BNCC do ensino médio não viabiliza a flexibilidade curricular a qual alude, pelo contrário, tende a ser restritiva de possibilidades de integração curricular por permanecer tentando controlar o projeto de futuro dos jovens estudantes por meio de metas fixadas a priori.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Plano de Curso para Emergência Climática
Plano de Curso: Emergência Climática – Ensino Médio Carga Horária Total: 60 horas (15 semanas, 4h semanais) Objetivo Geral: Promover uma ...
-
Objetivos: Estimular o pensamento crítico e criativo dos alunos em relação à Matemática. Desenvolver habilidades de resolução de problemas ...
-
Definição de Objetivos: Estabelecer o desenvolvimento de habilidades investigativas, como observação, análise crítica, formulação de hipó...
-
Identificação de Objetivos: Estabelecer metas claras para o desenvolvimento econômico, como compreensão dos princípios básicos da economi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário